13 de setembro de 2013
BANCÁRIOS DECIDEM POR GREVE A PARTIR DO DIA 19

Por 80(oitenta) votos a favor e 02(dois) votos contra, os bancários e bancárias do EXTREMO SUL DA BAHIA, REJEITARAM a proposta da FENABAN – Federação Nacional dos Bancos. Os banqueiros ofereceram um Reajuste – 6,1% (inflação do período pelo INPC) sobre salários, pisos e todas as verbas salariais (auxílio-refeição, cesta-alimentação, auxílio-creche/babá etc.)

Seguindo orientação do Comando Nacional dos bancários, coordenado pela CONTRAF/CUT, assim como aconteceu em todo o  país, os bancários do Extremo Sul da Bahia também APROVARAM a GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO a partir de ZERO HORA do dia 19 DE SETEMBRO.
Os bancários/as também decidiram realizar novas assembléias, de caráter organizativo, dia 18 de Setembro.

Próximo Sábado, 14, o Sistema Diretivo do Sindibancarios do Extremo Sul da Bahia estará reunido, na Sede da Entidade em Itamaraju, para discutir e planejar a greve na Região.

Nesta sexta-feira, o Comando Nacional dos bancários deve comunicar formalmente a decisão e ao mesmo tempo, colocar-se à disposição para um acordo, antes mesmo do dia 19. Os banqueiros podem fazer uma proposta capaz de evitar a greve, mas sempre preferem o confronto. Ainda temos esperança de que uma boa proposta surja, avalia Carlos Eduardo de Oliveira Coimbra, atual Diretor coordenador da categoria no Extremo Sul da Bahia.

No Extremo Sul da Bahia, temos hoje  70 agências bancárias e 860 bancários e bancárias nos bancos públicos e privados.

Os bancários reivindicam:
Reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação)

Melhor participação nos lucros;

Aumento do piso salarial;

Aumento dos vales alimentação;

Melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários.

Emprego: fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que precariza as condições de trabalho, além da aplicação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas.

Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários.

Auxílio-educação: pagamento para graduação e pós-graduação.

Prevenção contra assaltos e sequestros, com o fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários.

Igualdade de oportunidades para bancários e bancárias, com a contratação de pelo menos 20% de negros e negras.

Grito Alerta - 11-14 Final
Dezembro 2014

Praça da Independência, 308 - CEP: 45836-000 – Itamaraju – BA -Tel.:(73) 3294.3413