13 de setembro de 2013
BANCÁRIOS DECIDEM POR GREVE A PARTIR DO DIA 19

Por 80(oitenta) votos a favor e 02(dois) votos contra, os bancários e bancárias do EXTREMO SUL DA BAHIA, REJEITARAM a proposta da FENABAN – Federação Nacional dos Bancos. Os banqueiros ofereceram um Reajuste – 6,1% (inflação do período pelo INPC) sobre salários, pisos e todas as verbas salariais (auxílio-refeição, cesta-alimentação, auxílio-creche/babá etc.)

Seguindo orientação do Comando Nacional dos bancários, coordenado pela CONTRAF/CUT, assim como aconteceu em todo o  país, os bancários do Extremo Sul da Bahia também APROVARAM a GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO a partir de ZERO HORA do dia 19 DE SETEMBRO.
Os bancários/as também decidiram realizar novas assembléias, de caráter organizativo, dia 18 de Setembro.

Próximo Sábado, 14, o Sistema Diretivo do Sindibancarios do Extremo Sul da Bahia estará reunido, na Sede da Entidade em Itamaraju, para discutir e planejar a greve na Região.

Nesta sexta-feira, o Comando Nacional dos bancários deve comunicar formalmente a decisão e ao mesmo tempo, colocar-se à disposição para um acordo, antes mesmo do dia 19. Os banqueiros podem fazer uma proposta capaz de evitar a greve, mas sempre preferem o confronto. Ainda temos esperança de que uma boa proposta surja, avalia Carlos Eduardo de Oliveira Coimbra, atual Diretor coordenador da categoria no Extremo Sul da Bahia.

No Extremo Sul da Bahia, temos hoje  70 agências bancárias e 860 bancários e bancárias nos bancos públicos e privados.

Os bancários reivindicam:
Reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação)

Melhor participação nos lucros;

Aumento do piso salarial;

Aumento dos vales alimentação;

Melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários.

Emprego: fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que precariza as condições de trabalho, além da aplicação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas.

Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários.

Auxílio-educação: pagamento para graduação e pós-graduação.

Prevenção contra assaltos e sequestros, com o fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários.

Igualdade de oportunidades para bancários e bancárias, com a contratação de pelo menos 20% de negros e negras.

sindicatoFORTE
ELEIÇÃO NO SINDICATO: CHAPA DOS BANCÁRIOS É ELEITA COM 97,5%

Concluída a apuração da eleição para renovação da Diretoria do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia, na noite de quarta-feira, 25, na Sede da Entidade, em Itamaraju, a Chapa dos Bancários da CUT, encabeçada pelos membros da atual diretoria, foi declarada eleita para a gestão 2016-2020 com 97.5% de aprovação.

A direção do Sindicato agradece e parabeniza a todos os bancários e bancárias que votaram e fortaleceram a democracia, grande marca do nosso Sindicato.

“É um grande desafio e responsabilidade para todos os 30 diretores e diretoras eleitos, pois nesses 28 anos de existência, o Sindicato do Extremo sul da Bahia tornou-se uma referência de organização, de defesa dos trabalhadores e de prática democrática”, avalia Carlos Eduardo, Coordenador Geral do Sindicato.

Em nome da Chapa eleita, agradecemos a confiança e reafirmamos nosso compromisso pela defesa dos direitos imediatos e históricos dos bancários, pelo combate intransigente contra o assédio moral, pelo fortalecimento da organização e da presença nos locais de trabalho e para envolver cada trabalhador e trabalhadora bancária em nossa jornada de luta, pois juntos somos melhores”, afirma Carlos Eduardo.

VEJA ABAIXO A RELAÇÃO DOS 30 BANCÁRIOS E BANCÁRIAS ELEITOS PARA DIRIGIR O SINDICATO:

1) Leila Ramos Costa –  HSBC Porto Seguro

29) Janaína Almeida de Carvalho – BB Prado

30) Victor Foeger – BB Teixeira de Freitas

Audiência pública, em Brasília, discute Estatuto das Estatais

Praça da Independência, 308 - CEP: 45836-000 – Itamaraju – BA -Tel.:(73) 3294.3413