11 de abril de 2017
LICENÇA PATERNIDADE: O que você precisa saber!

Clique no link abaixo e faça o curso gratuito e receba o seu certificado.

A licença-paternidade de 20 dias está na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, incluída da Campanha Nacional 2016, e na Lei 13.257, em vigor desde 8 de março de 2016 (artigos 38, 39 e 40). Com a conquista da licença-paternidade, os trabalhadores necessitam de um certificado de conclusão do curso para gozar o benefício.

“A inclusão dessa cláusula foi uma conquista importante da categoria e temos que cobrar sua aplicação. Os bancários sempre frisaram a importância das relações compartilhadas, já que a sobrecarga de trabalho prejudica a mulher não somente nas tarefas domésticas, mas também em sua ascensão no mercado de trabalho, que além dessa dificuldade de promoção ganha menos exercendo a mesma função de um homem”, afirmou João Climario Lacerda Vargens, diretor do Sindicato.

O Sindicato dos Bancários do Extremo Sul em conjunto aos demais sindicato do país ainda busca formatar um curso que possa capacitar os bancários para as questões que abordam o assunto da responsabilidade solidaria entre homens e mulheres, debater temas que envolvem o papel do homem na sociedade contemporânea, aspectos psicológicos e legais da paternidade, educação para igualdade, além de questões práticas no cuidado com o bebê.

Por enquanto recomendamos aos bancários utilizarem do Curso gratuito oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em conjunto ao Ministério da Saúde – MS. No site você encontrará todas as informações necessárias, segue o link abaixo:

Veja também o informativo criado pela CONTRAFCUT sobre o tema.

Sindicato dos Bancarios Extremo Sul da Bahia