top of page

Banco Santander lucra R$ 11,5 bilhões em nove meses e segue fechando postos de trabalho

  • pixealagencia
  • 31 de out.
  • 1 min de leitura

Enquanto os ganhos do banco atingem recordes, milhares de bancários perdem emprego e unidades são encerradas — alertam entidades sindicais


Imagem: Contraf/ CUT
Imagem: Contraf/ CUT

O Banco Santander registrou um lucro líquido gerencial de R$ 11,529 bilhões nos primeiros nove meses de 2025, o que representa alta de 15,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.  O Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE) alcançou 17,5%.


Porém, mesmo diante desse desempenho financeiro robusto, o banco promoveu cortes significativos de pessoal e estrutura:


  • Foram eliminadas 3.288 vagas no Brasil em 12 meses, sendo 2.171 desligamentos somente no 3º trimestre.

  • Foram fechados 585 pontos de atendimento (lojas, PABs) no mesmo período — 157 deles apenas entre julho e setembro de 2025.



Na avaliação do movimento sindical, essa disparidade entre lucros crescentes e redução de estrutura reafirma que os resultados do banco não estão sendo revertidos em valorização dos seus trabalhadores ou em atendimento de qualidade aos clientes. A coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Wanessa Queiroz, criticou a prática:


“É lamentável a postura praticada pela direção do Santander no Brasil. Trata‑se de desrespeito aos trabalhadores que geram o lucro do banco e também aos seus clientes, que pagam por isso com pior atendimento e tarifas mais altas.”


Para a categoria, o lucro recorde deveria significar valorização dos empregados, manutenção de empregos, redução de sobrecarga e fortalecimento do papel social da instituição — não o inverso, com fechamento de postos e unidades.

 
 
 

Comentários


wix-icones.png

@sindibancariosba

Ativo 1.png
whatsapp-logo-2022.png
bottom of page