top of page

Dia Mundial da África: curiosidades sobre a influência africana no Brasil

Comemore o Dia Mundial da África com quatro curiosidades da cultura africana em nosso país.


Nesta quinta-feira (25), comemoramos o Dia Mundial da África. A data foi instituída com o objetivo de denunciar e mundializar a luta contra a colonização europeia, e foi criada a partir da Organização de Unidade Africana em 1972, a atual União Africana.


O dia 25 de maio representa a busca de vários povos do continente africano por desenvolvimento, democracia e liberdade.


A influência africana no Brasil, fruto da diáspora, ocorre através de diversos aspectos que são comuns à nossa cultura, tais como: a língua, a culinária, as danças, as músicas, algumas religiões e demais costumes dos diversos grupos vindos do continente africano.


Vale destacar, que a construção da cultura brasileira, a partir da influência africana, é fruto do processo de escravização dos negros e das negras, que eram forçados a trabalhar para os senhores de engenho, obrigados a abandonar suas crenças e hábitos culturais. Por isso, a construção dos costumes brasileiros estão enraizados na resistência e nas lutas antirracistas.

Para ilustrar esses aspectos, organizamos abaixo algumas curiosidades sobre a influência africana no dia a dia do povo brasileiro.


1. Culinária

Na culinária, as negras e os negros preparavam uma diversidade de pratos, com destaque para a feijoada, que atualmente está intricico a cultura brasileira. Utilizavam o azeite de dendê, e até a colher de pau foi introduzida como um instrumento. A feijoada, por exemplo, tem uma história que se confunde entre afirmações e atribuições contadas no decorrer da sua vasta trajetória. Alguns tem certeza que ela veio de Portugal (ou ainda outro canto da Europa), muitos defendem a clássica história de um prato nascido no Brasil Colonial. Sobre este último, afirma-se que o prato era produzido com sobras de carnes, verduras e legumes da casa dos senhores de engenho.

2. Capoeira

A capoeira, conhecida por alguns como dança, mas também uma luta, é uma referência do Brasil. É uma expressão cultural que compreende diversos elementos que remetem a manifestações e atividades desenvolvidas no país, como esporte, cultura popular, dança e música.


A capoeira constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias, tem origem nos povos escravizados e se difundiu como um elemento de resistência negra. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.


3. Língua Brasileira

Nossa língua, também recebeu forte influência africana, como por exemplo: fubá, macaco, moleque, e tantas outras palavras. É influenciada pelas línguas bantas africanas, particularmente angolanas (com destaque para o kimbundu, o kikongo e o umbundu), há muitos séculos.


A influência das línguas africanas de Angola no idioma português é de natureza lexical. Centenas de palavras originárias das referidas línguas foram incorporadas pela língua portuguesa. O Museu da Língua Portuguesa em São Paulo tem uma seção apenas sobre essa herança.


Atualmente, podemos observar uma diversidade de palavras e expressões da gíria angolana no português. O “vazar”, dos paulistas e logo espalhado por todo o Brasil, pode ter tido origem no angolaníssimo “bazar”, que, como se sabe, significa ir, ir embora, sair.


4. Música

Na música, através de uma infinidade de sons e instrumentos musicais, como o berimbau, o agogô, o afoxé, entre outros, são de origem africana. Essa cultura contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais.


A própria capoeira, que citamos acima, também pode ser considera uma mistura de música e dança que influencia a música brasileira, sendo praticada em todo o território nacional.


Fonte: MST.org.br


Comments


wix-icones.png

@sindibancariosba

Ativo 1.png
whatsapp-logo-2022.png
bottom of page