PL 1043, que prevê abertura de agências aos finais de semana, volta a tramitar

O PL 1043/2019, que prevê a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos, voltou a tramitar no Congresso Nacional. Vote NÃO na enquete da Câmara dos Deputados sobre o PL 1043/2019. O projeto de lei, de autoria do deputado David Soares (DEM/SP), teve parecer favorável do relator na Comissão de Defesa dos Consumidores (CDC), o deputado Fabio Ramalho (MDB-MG), e agora está aberto para emendas.

Essa é mais uma ameaça à jornada da categoria bancária, mas diz que, como tantas outras antes, essa nova tentativa de destruir direitos trabalhistas será combatida. Nós bancários precisamos estar mobilizados contra o PL 1043. Com as novas tecnologias, a maior parte dos clientes já é atendida remotamente, inclusive aos sábados e domingos.

A categoria bancária já é uma das que mais adoecem por conta do trabalho e da gestão abusiva dos bancos, com pressão por metas e assédio moral. Obrigar os bancários a trabalharem aos sábados e domingos agravaria o problema.

Antes do PL 1043, outros projetos de lei também tentaram permitir o funcionamento dos bancos aos finais de semana. Foi o caso do PLS 203/2017 e também das medidas provisórias do governo Bolsonaro: a MP 881/2019 e a MP 905/2019. Mas todos sofreram grande pressão da categoria e foram derrubados.

“O movimento sindical já está articulado para derrubar mais essa tentativa. E é fundamental que os trabalhadores bancários também pressionem os deputados pela não aprovação do PL 1043”, reforça Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando nacional dos bancários.

A orientação do nosso Sindicato é para os bancários entrarem no site da Câmara e responderem à enquete sobre o PL 1043, mostrando toda a sua insatisfação em relação à medida. “E nos prepararmos para a mobilização”, convoca Moisés Araújo, Diretor-Coordenador Geral do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia – SINDIBANCÁRIOS.

VOTE NÃO NA enquete da Câmara dos Deputados sobre o PL 1043/2019

wix-icones.png

@sindibancariosba

Ativo 1.png