Trabalhadoras e trabalhadores vão a Brasília em defesa da redução da jornada e justiça tributária
- 3 de abr. de 2025
- 3 min de leitura

Marcha da Classe Trabalhadora acontece no dia 29 de abril e reforça a luta por direitos e mais equidade fiscal
No próximo dia 29 de abril, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), em conjunto com as demais centrais sindicais que integram o Fórum das Centrais, realiza a Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília. A mobilização nacional tem como principais pautas a redução da jornada de trabalho sem redução salarial e a ampliação da justiça tributária, com foco na isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e para os valores pagos a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
A presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT Brasil, Juvandia Moreira, reforça a importância da iniciativa:
“Vamos às ruas para reivindicar direitos históricos da classe trabalhadora. A redução da jornada é fundamental para gerar mais empregos e qualidade de vida. Também defendemos uma reforma tributária que seja justa, com isenção para os que ganham menos e mais contribuição dos super-ricos e das altas rendas”, afirma.
A marcha integra um conjunto de ações estratégicas do movimento sindical previstas até 2026. Uma delas é a Jornada Nacional de Lutas da Classe Trabalhadora 2025, que mobilizará sindicatos de todo o país por meio de debates, festivais culturais, exibições de filmes, entre outras atividades voltadas à conscientização e fortalecimento da organização sindical.
1º de Maio: mobilização nacional
As centrais sindicais também estão organizando uma ampla programação para o 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. A partir do dia 9 de abril, serão realizadas atividades descentralizadas em diversas regiões do Brasil, com foco em ações culturais, sociais, políticas e formativas. O objetivo é resgatar a importância histórica da data e atualizar a pauta de reivindicações da classe trabalhadora.
Além disso, em parceria com o Dieese e com o apoio do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno, será promovida uma série de debates sobre “Trabalho, meio ambiente e transição justa – rumo à COP 30”, em 17 estados do país. As discussões servirão como preparação para a participação dos sindicatos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro de 2025.
As primeiras cidades a receber os debates serão São Paulo, Aracaju e Fortaleza, com programação estendendo-se até 29 de abril.
Programação unificada das centrais sindicais:
• 9 de abril a 31 de maio – Atividades nas bases, sedes sindicais, comunidades e redes sociais
• 15 de abril – Lançamento oficial das ações do Fórum das Centrais Sindicais
• 29 de abril – Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília
• 1º de Maio – Atos políticos e culturais em todo o país
Ramo financeiro em ação
A Contraf-CUT, em parceria com suas federações e sindicatos filiados, também promoverá, a partir do dia 15 de abril, uma série de ações específicas para resgatar a história das lutas do ramo financeiro e reforçar as conquistas dos trabalhadores da categoria.
Estão previstos vídeos, textos e materiais gráficos (como cards, faixas e banners), que serão amplamente divulgados nos sites, redes sociais e grupos de mensagens das entidades.
Fique atento aos canais oficiais da Contraf-CUT, CUT e dos sindicatos da categoria para acompanhar a programação e participar das mobilizações.
Se quiser, posso transformar esse conteúdo em uma sequência de stories, carrossel de Instagram ou post para feed com CTA. Deseja que eu faça isso também?





Comentários