O Lucro Líquido Recorrente Gerencial do Itaú em 2023 alcançou R$ 35,618 bilhões, representando um aumento de 15,7% em relação ao ano anterior. Este crescimento é atribuído, em parte, ao crescimento da carteira de crédito, à maior margem com passivos e ao impacto positivo da reprecificação do capital de giro próprio.
O diretor do Sindicato dos bancários do Extremo sul da Bahia e funcionário do Itaú Fabiano Matias, alerta que por trás desses números, há uma realidade preocupante para os funcionários: o fechamento de 3.292 postos de trabalho em doze meses, 1.342 postos fechados apenas nos últimos três meses do período.
Ao final de 2023, o Itaú Unibanco contava com 85.855 empregados no país.
Já para Thomaz Édson, também funcionário do banco, diretor do Sindicato, lotado na agência de Teixeira de Freitas, "temos que lutar contra essas previsões nefastas e isso requer mobilização dos bancários e da sociedade, pois a sobrecarga e as altíssimas metas têm gerado adoecimento crescente entre os colegas", ressalta.
O diretor sindical Gildenê Prates, funcionário do Itaú, também lotado na agência de Teixeira de Freitas, chama a atenção para os efeitos sociais dessa tendência, que é o afastamento de clientes de baixa renda e piora nas condições de atendimento, pois o Itaú continua transformando agências em lojas ou unidades de negócios. Sendo assim, o fim de agências nos moldes portas giratórias, vigilantes e caixas presenciais, tudo com avaliação das instituições de segurança federal e do Banco Central.
O Sindicato aguarda o banco divulgar a data de pagamento da PLR, uma conquista da nossa luta, fruto do árduo trabalho de seus funcionários.
コメント