top of page

"Nós temos adoecido por excesso de metas”. Confira a 1ª parte do Encontro Regional d@s Bancári@s


“Por trás das vitrines dos bancos nossos colegas estão adoecendo”, afirma Mauro Salles, secretário nacional de saúde da CONTRAF-CUT

A primeira parte do Encontro Regional d@s Bancári@s, que ocorreu na manhã deste sábado (26), abordou questões relacionadas à saúde do trabalhador. Temas como excesso de metas, insegurança, assédios, pressão por produtividade, estiveram em pauta como partes do cotidiano do bancário e da bancária.


"Bancos fazem a gestão de resultados pelo medo", afirma Mauro Salles, secretário nacional de saúde da Contraf-CUT. O resultado disso é que 25% dos afastamentos por doenças do INSS são de bancários (sendo que a classe representa 1% da classe trabalhadora formal).


"O modelo de trabalho do bancário é adoecedor", complementa Carlos Eduardo, diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia. Bancários representantes de diversos bancos marcaram presença e compartilharam seus cotidianos. A permanência no trabalho vinculada aos cumprimentos das metas assombra o dia a dia desses profissionais.


Como saída para este problema, Salles apresentou a campanha "Menos metas mais saúde" e incentivou a mobilização da categoria: "é preciso botar os bancos na parede", enfatiza. Em sua fala Fabi Uehara, da CEE Caixa, relembra o papel dos sindicatos na defesa dos trabalhadores. "Os problemas precisam ser repassados para os sindicatos para que cheguem na mesa de negociação", afirma Fabi.


"Defender a saúde e ampliar os direitos” é o tema da 30° edição do Encontro Regional d@s Bancári@s que tem como objetivo debater os impactos do trabalho nos bancos na saúde mental e física dos trabalhadores. O encontro – iniciativa do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia – busca, através do debate conduzido por especialistas e pelo momento de escuta com os participantes, contribuir com a reflexão e despertar da consciência sobre temas atuais que impactam o dia a dia dos bancários e bancárias.


Comentários


wix-icones.png

@sindibancariosba

Ativo 1.png
whatsapp-logo-2022.png
bottom of page