SINDIBANCÁRIOS do Extremo Sul da Bahia repudia mais uma arbitrariedade do Banco do Brasil

Assim que as direções sindicais souberam da atitude intransigente do Banco do Brasil, convocando para o retorno do atendimento presencial, a partir de segunda-feira (27/07), dos funcionários que coabitam com pessoas do grupo de risco repudiamos a atitude e levamos o caso ao Comando nacional dos bancários.

Paralelamente, os Sindicatos da Bahia e Sergipe preparam denúncia a ser apresentada ao MPT (Ministério Público do Trabalho). O Sindicato rejeita a decisão arbitrária do BB, por expor a vida dos familiares dos bancários. O que o banco tenta justificar em sua arbitrariedade não condiz o que foi acertado em negociação.

A decisão foi emitida através do Comunicado a Administradores, contendo novas orientações para as dependências, inclusive do retorno às agências. Sem estabelecer nenhum critério médico, o BB informa que os funcionários que se autodeclararam residir com pessoas que pertencem ao grupo de risco devem retornar as atividades. Desta forma, gestores do Banco do Brasil tem convocado a volta irrestrita dos trabalhadores que se enquadram na regra, sem nem ao menos verificar se existe a real condição para o retorno.

Muitos bancários estão desesperados pelo risco de exposição aos familiares. A preocupação vai além. Pais e mães de famílias não têm onde deixar os filhos, já que creches e escolas estão fechadas por conta da pandemia do coronavírus. Em outras situações, os funcionários que residem com idosos temem pela vida dos entes pela debilidade da saúde.

Em relação à mais essa atitude abusiva e unilateral do BB, não é verdade que o ACT respalda isso. Hoje às 14h30 terá reunião entre o Comando nacional dos bancários e a direção do banco para tratar essa questão.

Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia – SINDIBANCÁRIOS