“Defender a saúde e ampliar os direitos” é o tema da 30° edição do Encontro Regional d@s Bancári@s que tem como objetivo debater os impactos do trabalho nos bancos na saúde mental e física dos trabalhadores. O encontro – iniciativa do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia – busca, através do debate conduzido por especialistas e pelo momento de escuta com os participantes, contribuir com a reflexão e despertar da consciência sobre temas atuais que impactam o dia a dia dos bancários e bancárias. O encontro vai ocorrer no sábado, 26 de agosto, a partir das 10h no hotel Portonápolis, em Eunápolis (Bahia).
“Todos os anos mais de 180 bancários das 21 cidades do Extremo Sul comparecem para participar, debater e sugerir ideias”, disse Fabiano Matias, diretor administrativo do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia. “É crescente o adoecimento por doenças psíquicas como depressão e síndrome de burnout. Por isso é de suma importância a participação dos bancários e bancárias para poderem compreender o que é assédio e as consequências que ele pode gerar”, acrescenta Fabiano.
Na parte da manhã, Mauro Salles, secretário nacional de saúde da CONTRAF/CUT, e Fabiana Uehara, coordenadora da CEE Caixa, irão conduzir o debate que tem sido prioridade do movimento sindical. Ambos são dirigentes nacionais experientes e compõem o Comando Nacional dos Bancários.
Segundo Salles, é preciso dar visibilidade ao problema e cobrar dos bancos medidas efetivas para evitar o alto número de adoecimento entre os bancários. “Apesar de representar 1% do emprego formal no Brasil, a categoria bancária representa 24% dos afastamentos acidentários (B91) por doenças mentais e comportamentais no país. Em 2012, esse percentual era de 12%”, argumenta.
No período da tarde estão previstos debates em grupo e a construção coletiva de um plano de ação com críticas e sugestões. De acordo com Fabiana Uehara, o evento é o local propício para “conhecer e conversar com mais colegas, trazer e levar informações e principalmente fortalecer a nossa unidade enquanto trabalhadores na luta por boas condições de trabalho, respeito e valorização”, finaliza.
Ressaltamos a importância da participação de todos e todas na busca por caminhos que melhor representem os interesses e direitos dos bancários e das bancárias no momento de cuidar da saúde.
Confira a programação:
10h – Abertura
10h15 às 13h – Apresentações e debates
13h às 15h – Intervalo de almoço
15h às 17h – Debates em grupo e construção de plano de ação
17h30 – Encerramento dos debates
20h – Coquetel de confraternização com festa dançante
Serviço
O que: Encontro Regional d@s Bancári@s
Onde: Hotel Portonapolis, em Eunápolis
Quando: Dia 26 de agosto, sábado, às 10h.
Comments