SINDICATO DISTRIBUI KITS DE HIGIENE FEMININO e PROMOVE CONSCIÊNCIA SOBRE DIGNIDADE MENSTRUAL

Este ano, além de presentear as bancárias, o nosso Sindicato destacou durante a semana de comemorações e manifestos do dia internacional das mulheres, a discussão pública de da saúde e os direitos das mulheres, em especial às adolescentes, no tocante à situação de pobreza menstrual.  A atividade foi realizada com o apoio de representantes da secretaria da Educação e da Saúde(que coordenam projetos voltados para a saúde da mulher ), a distribuição de kit’s higiene menstrual para adolescentes em grupos escolares, bem como para mulheres e adolescentes que atuam como catadoras de materiais recicláveis , acompanhadas pela assistência social, nestes projetos sociais. “A proposta é não só beneficiar essas mulheres e adolescentes, mas , sobretudo, destacar na imprensa e sociedade a importância de lutar pela aprovação e implantação de projetos que contemplem o acesso à higiene menstrual, que esse direito seja tratado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos”, explica a diretora do Sindicato Joelma Souza.

No Brasil, uma em cada 4 adolescentes não possui um absorvente durante seu período menstrual, o que provoca evasão escolar. Isto demonstra que este tema deve ter notoriedade pública e estar presente nas pautas governamentais. Essa é a nossa proposta de despertar na sociedade este debate. A falta de acesso à absorventes por questões econômicas , provoca grandes riscos à saúde de quem precisa buscar alternativas para substituir o item necessário à higiene. Isto, porque , por vezes, utilizam de uso indevido de tecidos velhos, jornais, e , até mesmo, miolos de pão como método de absorção, o que pode provocar lesões nos órgãos reprodutores femininos e infecções urinárias, inflamações e outras complicações.

“Os kit’ s foram distribuídos nas cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itamaraju, bases do nosso Sindicato, e esperamos , assim, despertar na sociedade e , principalmente, nos órgãos governamentais, a importância de valorizar e garantir a saúde e a vida das mulheres , afinal de contas , este é o direito de todos”, ressalta Joelma.