1° de Maio terá Atos Unificados com festas, serviços e prêmios no Extremo Sul da Bahia

O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora deste ano será unificado, organizado em todo o país por oito centrais sindicais: CUT, CSB, CTB, Nova Central, Força Sindical, UGT, Intersindical e Pública.

Com o lema “Emprego, renda, direitos e democracia”, os atos defenderão 15 pontos, considerados fundamentais pelo movimento sindical para o trabalhador e a trabalhadora. Confira a pauta completa:

1) Fortalecimento da negociação coletiva. Por regras estáveis entre trabalhadores e patrões.

2) Mais empregos e renda. Para o país crescer e a família do trabalhador viver com dignidade.

3) Fim dos juros extorsivos. Pela retomada da produção e o bom funcionamento da economia.

4) Valorização do salário-mínimo. Por maior poder de compra, mais consumo, mais produção e mais empregos.

5) Direitos para todos e todas. A luta das centrais é por sindicalizados ou não.

6) Convenção 156 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Por igualdade de oportunidades para mulheres.

7) Trabalho igual, salário igual. Contra a discriminação de gênero no universo do trabalho.

8) Aposentadoria digna. Por direitos e garantias a quem já dedicou a vida ao trabalho.

9) Valorização da servidora e do servidor público. Em defesa de quem garante serviços essenciais aos brasileiros.

10) Regulamentação do trabalho por aplicativos. Pelos direitos trabalhistas dos profissionais que atuam via plataformas digitais.

11) Defesa das empresas públicas. Basta de vender o patrimônio do Brasil.

12) Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista. Contra a precarização imposta pela Reforma de 2017.

13) Fortalecimento da democracia. Pela derrota completa do atraso político no país.

14) Revogação do novo ensino médio. Por uma educação que não desqualifique ou prejudique os estudantes.

15) Desenvolvimento sustentável com geração de emprego de qualidade. Por uma vida saudável a todos.

Movimentações no Extremo Sul da Bahia

Em Teixeira de Freitas, ao longo da semana, nossos diretores sindicais estarão nas rádios divulgando as pautas trazidas nesse 1º de maio unificado, bem como farão um resgate histórico da luta dos trabalhadores num contexto geral e regional. Na sexta-feira (28), haverá o sorteio de cestas básicas entre os ouvintes que participarem ao vivo do programa “Comando Geral”, apresentado pelo radialista Fernando Moulin, na rádio Caraipe a partir das 7h da manhã. No sábado, dia 30/04 de 10 às 13h, estaremos presentes no programa “Vozes e Riquezas da Terra”, com o radialista Franedir Goes.

Na noite de 30 de abril às 20h, teremos em Itamaraju, na Praça da Rodoviária, uma grande festa dos trabalhadores e das trabalhadoras, com manifestações das lideranças sindicais, dos movimentos sociais e partidos de esquerda. Entre as atrações estão: show com os cantores Jarley e Paulinho Rios, danças de artistas locais, e sorteio de prêmios (TV 32”, um salário mínimo, dentre outros). O evento será público e de livre acesso.

Na segunda-feira, dia 1º de maio de 09 às 13h, haverá uma ação social no bairro Baianão em Porto Seguro, com corte de cabelo, profissionais da saúde, regularização e transferência de título de eleitor, assistência jurídica, além de brinquedos e brincadeiras para crianças. Todos e todas são bem-vindos.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia