Após pressão do Sindicato, Bradesco agenda início da reforma da agência em Cabrália

Banco agendou o início da reforma da agência de Santa Cruz Cabrália após pressão do sindicato por um ambiente de trabalho adequado para os bancários.

Nesta quarta-feira (31), o Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia esteve novamente na agência do Bradesco em Santa Cruz Cabrália, após tomar conhecimento de que a unidade continua funcionando em condições inadequadas de trabalho, por conta das fortes chuvas que atingiram a região.

Há cerca de três meses, os bancários do Bradesco de Cabrália têm convivido com paredes tomadas pelo mofo, por conta das fortes infiltrações lá presentes. Em alguns pontos, inclusive, há partes da pintura e da argamassa do teto que estão soltando, em áreas de circulação tanto de funcionários quanto de clientes. O cheiro de mofo na agência é onipresente, sendo potencializado pelos aparelhos de ar-condicionado.

Teto e paredes da agência se encontram tomados por mofo e infiltrações

Não é de hoje que a agência de Cabrália sofre com infiltrações e mofo, já que está localizada num prédio ao lado de barranco. Porém, após as fortes chuvas que atingiram a região no mês de abril, a situação se tornou insustentável para os funcionários da unidade.

O Bradesco já estava ciente das condições em que a agência se encontra, e já havia enviado um engenheiro civil para visitar as instalações da unidade. Porém o banco se limitava a informar que não seria possível uma reforma, no momento, por conta da umidade presente no local, portanto estariam em busca de um novo local para transferir a agência, mas até então sem prazo definido.

O sindicato vem realizando uma série de investidas contra o Bradesco, desde que foram constatadas as péssimas condições em que a agência de Cabrália se encontra. Somente após a determinação de que a unidade seria fechada pelo sindicato, caso não fossem tomadas medidas pela saúde e bem-estar dos funcionários, é que o banco tomou a iniciativa de agendar o início da tão cobrada reforma.

Outros órgãos vem acompanhando as condições da agência

A Vigilância Sanitária de Cabrália já havia visitado a unidade, e notificado o banco sobre as condições em que a agência se encontra, dando um prazo para que dessem retorno ou iniciassem a reforma do local. O sindicato foi até a Vigilância e reforçou a preocupação com a saúde dos bancários da unidade, visto que ao estarem expostos a um ambiente úmido e com proliferação de ácaros, podem desenvolver alergias e doenças respiratórias.

O prédio onde se encontra a agência também já foi visitado pela Defesa Civil, após as fortes chuvas do mês de abril, para monitoramento do barranco que fica logo aos fundos. O sindicato também entrou em contato com a Defesa, e protocolou um pedido para ter acesso ao laudo pericial referente à área de risco em que a agência se encontra.

Posicionamento do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia

“Toda a situação é vergonhosa para o Banco Bradesco, pois lucra tanto e não se importa com a saúde dos seus clientes e funcionários. Vamos ficar acompanhando, e a qualquer momento podemos fazer outras atividades, nesse caso interditando a agência”, comenta a diretora sindical Leila Ramos, bancária do Bradesco.

Barranco nos fundos do prédio onde está o Bradesco de Cabrália

A diretora Leila nos contextualiza sobre os diálogos que vem acontecendo entre o sindicato e o Bradesco, em relação às condições da agência de Cabrália:

No início de março, estivemos reunidos com o superintendente Sr. Lima em Ilhéus (BA), onde, entre outros assuntos, abordamos a questão da agência de Santa Cruz Cabrália. Falamos a respeito das infiltrações e do mofo que já se encontrava, que demandava tomar medidas urgentes.

O Sr. Lima visitou a agência, alguns dias após a reunião, e constatou o que foi abordado pelo sindicato. Com isso, ficou definido que seria realizada a transferência da agência para outro prédio, ou que seria realizada a reforma.

Só que, desde então, já se passaram cerca de 60 dias, e nesse meio tempo houve uma enchente na cidade de Cabrália, onde a situação piorou. Fizemos uma denúncia na Vigilância Sanitária, que constataram a insalubridade do ambiente de trabalho.

Cartazes foram afixados pela Diretoria Executiva durante visita no Dia Nacional de Luta do Bradesco (31/05)

Ontem, nós diretores da Executiva, estivemos presentes na agência e conversamos com os funcionários, que alegam que o banco já está dando agilidade para iniciar a reforma do prédio. De toda forma, enfatizamos que o ambiente está, de fato, insalubre e sem condições para que eles fiquem lá.

Fizemos uma nova denúncia, tanto na Secretaria Municipal de Infraestrutura, quanto na Defesa Civil, pois a agência fica muito próxima a um barranco, que pode deslizar a qualquer momento.

Com isso, o Sr. Lima entrou em contato conosco ontem, onde se comprometeu que no dia 8 de junho será dado início à reforma da agência de Cabrália, e informou que o banco já está providenciando um novo prédio para se mudar.

Vamos ficar aguardando se irão cumprir com o combinado, senão teremos que entrar com uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho”.

Defesa Civil foi acionada para averiguar risco de deslizamento do barranco após chuvas persistentes na região

Posicionamento do Bradesco

O superintendente Lima entrou em contato com o sindicato e informou que a reforma da unidade terá início no próximo dia 08/06, sendo concluída em torno do dia 11/07. Ele reiterou que o banco pretende mudar a agência de local, indo para um ponto comercial mais adequado para seu funcionamento e que, até lá, será realizada a reforma necessária para que a estrutura da agência atual seja saudável para seus funcionários.

Diretoria executiva do sindicato junto aos funcionários do Bradesco de Santa Cruz Cabrália

Participaram da ação os diretores sindicais: Leila Ramos, Joelma Souza, Carlos Eduardo Coimbra e Thomaz Edson Andrade. Nosso agradecimento pelo seu empenho e dedicação em prol da classe bancária.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia.