Bancários do Extremo sul aprovam contas do exercício financeiro 2023 e Previsão Orçamentária 2024.

Em Assembleia ordinária e estatutária realizada sábado 27/04 em Itamaraju às 09h30 na Sede da entidade em Itamaraju Bahia, que contou com excelente participação de bancários de bancos públicos e privados.

Na abertura da Assembleia, o diretor coordenador geral do Sindicato Moisés Vital deu as boas vindas e esclareceu que a direção do Sindicato procurou cumprir com rigor e responsabilidade a previsão orçamentária de 2023 e passou a palavra ao diretor financeiro Gildenê Prates, que apresentou as planilhas demonstrando o resultado do exercício, com o balanço das receitas e despesas. Em seguida, iniciou-se um balanço político do exercício 2023, com apontamento das principais atividades de mobilização em defesa do emprego, defesa dos bancos públicos, em combate ao assédio moral, de assistência jurídica, do debate de gênero com o encontro das mulheres, participação nas atividades de mobilização nacional convocadas pela CUT e pelo Comando nacional dos bancários, e as despesas ordinárias e burocráticas.

Durante os pedidos de esclarecimentos, ficou destacada a atuação do Sindicato como uma gestão pautada pela solidariedade de classe, de combate ao assédio moral e defesa da saúde e preservação dos direitos. Foi também consensual a importância de aumentar o investimento em atividades de mobilização dos trabalhadores a nível nacional como o 1° de maio e à pautas da classe trabalhadora que estão em risco de ataques no congresso nacional. Em seguida Uirah Amaral representante do Conselho fiscal leu parecer em que relata a conferência de todo movimento contábil e não há restrições a apresentar; concluiu o relatório do Conselho fiscal com parecer favorável à aprovação das contas do exercício financeiro de 2023.

Prestados os esclarecimentos e submetida à votação, foi aprovado por unanimidade o exercício financeiro do ano de 2023 do Sindicato dos bancários e trabalhadores no sistema financeiro do Extremo sul da Bahia.

Em relação à previsão orçamentária foi debatida e

aprovada a proposta com os seguintes percentuais: Administração/Sede e Pólos Sindicais(Diretoria, pessoal, material, serviços de terceiros, comunicações, depreciações, diversos e despesas com automóveis) 35%;

Atividades Sindicais(Assistência jurídica, assistência social, assistência educacional e formação sindical, integração social) 45%;

Atividades Sociais(Formação básica, movimentos sociais, imprensa sindical, relações intersindical e sociais) 20%.