Caixa apresentará balanço em 23 de março

Em reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a nova presidenta da Caixa, Rita Serrano, realizada na segunda-feira (13/03), foi anunciado que o balanço de 2022 do banco público será divulgado no dia 23 de março. No encontro, também foram debatidas demandas dos empregados como, por exemplo, PLR, mais contratações e fim da GDP.

No caso da Caixa, o banco tem até o dia 31 de março para fazer o pagamento da PLR e PLR Social. Entretanto, os Sindicatos enviaram ofícios, no início de fevereiro, solicitando a todos os bancos que antecipassem o crédito, o que será possível a partir da divulgação do balanço.

*GDP*

A presidenta da Caixa sinalizou que atenderá uma antiga reivindicação dos empregados da Caixa e de suas entidades representativas: o fim da GDP, com a revisão dos critérios. Além disso, Rita Serrano informou também que a Vice-Presidência de Pessoas (Vipes) foi reinstituída, esta também uma reivindicação dos empregados, e que o processo seletivo para o cargo está aberto.

*Contratações*

Os sindicatos cobraram a retomada das concentrações pela Caixa. Rita Serrano garantiu que o tema será negociado em mesa permanente.

*Comunicação*

Rita Serrano informou ainda que a nova gestão do banco está promovendo a democratização do sistema de comunicação da Caixa, com medidas como, por exemplo, o retorno do espaço de comentários dos funcionários no Jornal da Caixa.

*Diversidade e Inclusão*

Outra iniciativa anunciada foi o programa Diversidade e Inclusão, que visa promover a equidade no ambiente de trabalho e combater a discriminação por raça, cor, gênero, orientação sexual ou deficiência.

Por fim, Rita Serrano assegurou aos representantes dos empregados que a Caixa não mais venderá ativos, prática utilizada pela última gestão para fatiar e privatizar o banco.