Cartilha destaca urgência na defesa do Saúde Caixa
- pixealagencia
- 20 de mai.
- 1 min de leitura
Publicação da Fenae e Contraf-CUT alerta para ameaças ao plano de saúde dos empregados da Caixa e convoca mobilização

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) lançaram a cartilha “Queremos Saúde, Caixa!”, que resgata a história do plano de saúde dos empregados da Caixa e denuncia os retrocessos impostos pela empresa.
A publicação destaca que o Saúde Caixa, resultado de anos de luta coletiva, está sob ameaça devido à manutenção do teto de 6,5% da folha de pagamento para a contribuição da empresa, estabelecido em 2017. Essa limitação tem desestruturado o modelo de custeio, obrigando os empregados a arcarem com uma parte cada vez maior dos custos.
A cartilha também reforça a qualidade do Saúde Caixa, que oferece cobertura nacional, assistência odontológica, reembolso de medicamentos, isenção de coparticipação em internações e tratamento oncológico, além de um teto anual de gastos para proteger as famílias, com regras proporcionais ao salário.
A Fenae e a Contraf-CUT alertam que, se as medidas unilaterais da Caixa continuarem, todo esse modelo pode se tornar inviável, especialmente para os aposentados. A publicação convoca os empregados a se mobilizarem em defesa do plano de saúde e a pressionarem a empresa por mudanças que garantam a sustentabilidade e a justiça no custeio do Saúde Caixa.
Confira aqui a cartilha:





.png)




Comentários