top of page

Centrais sindicais vão às ruas para exigir queda nos juros do Banco Central do Brasil (BC)

  • pixealagencia
  • 8 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Manifestação nacional protesta contra Selic alta, pressiona por juros menores e defende o combate ao empobrecimento do trabalhador


Imagem: Contraf/CUT
Imagem: Contraf/CUT

Dirigentes e representantes de diversas centrais sindicais convocaram um ato para terça‑feira, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central volta a se reunir em frente à sede da autarquia, na Avenida Paulista, 1804, em São Paulo. O protesto pretende pressionar pela imediata redução da taxa básica de juros (Selic), hoje em 15% ao ano, montante que se tornou um dos mais elevados do mundo.


O movimento sindical denuncia que a Selic nesse patamar penaliza a população e a classe trabalhadora. Com juros altos, aumentam o custo dos financiamentos, das dívidas pessoais e do crédito para bens essenciais, agravando o endividamento das famílias e limitando o acesso a crédito com condições dignas.


Segundo as centrais, a manutenção de juros altos favorece o rentismo e a especulação financeira, beneficiando poucos, especialmente o sistema financeiro, em detrimento da economia real, do emprego e da renda. A prática, para os trabalhadores, representa um verdadeiro “boicote” ao desenvolvimento econômico do país.


O ato também reivindica justiça social e a adoção de uma política econômica que priorize a geração de emprego, o consumo popular e a valorização do trabalho, em oposição às medidas que elevam o custo de vida e penalizam os mais vulneráveis.

 
 
 

Comentários


wix-icones.png

@sindibancariosba

Ativo 1.png
whatsapp-logo-2022.png
bottom of page