top of page

Comissão dos Funcionários do BNB apresenta pautas em reunião com a diretoria da CAMED

  • pixealagencia
  • 10 de jun.
  • 2 min de leitura

A CNFBNB proporá um calendário de reuniões periódicas junto à CAMED, com o objetivo de fazer debates importantes e buscar mais avanços no atendimento e nas coberturas do plano.

Imagem: Contraf/CUT
Imagem: Contraf/CUT

No último dia 4 de junho, em Fortaleza, representantes da Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste (CNFBNB) reuniram-se com a diretoria da CAMED, plano de saúde dos empregados do BNB, para debater um conjunto de reivindicações dos associados.


A reunião teve início com a vacinação dos dirigentes sindicais contra pneumonia, seguindo o exemplo da imunização contra influenza, que causa mais de 600 mil internações anuais no SUS. “Prevenir é sempre a melhor opção”, destacou Robson Luís, coordenador da CNFBNB.


Entre os principais pedidos da Comissão, estão:


  • Inclusão de novas vacinas: solicitaram a oferta de imunização contra HPV e descontos negociados para a vacina contra herpes zoster, com subsídio para reduzir ou eliminar o custo aos associados. A CAMED informou que a proposta sobre o HPV será analisada em breve pelo Conselho Deliberativo e, quanto ao herpes zoster, já há negociação em andamento para redução de preço, como o custo de R$ 720,00 observado em Fortaleza.

  • Ampliação da rede credenciada: a Comissão pediu o reforço nas clínicas e laboratórios, principalmente no interior, bem como o retorno das CliniCameds nas capitais. Em resposta, a CAMED anunciou parceria com a CASSI, do Banco do Brasil, para atendimento em locais sem cobertura própria. A direção também informou estudar a ideia de clínicas compartilhadas.

  • Revisão de contratos laboratoriais: a CNFBNB solicitou que nenhum exame presente no rol da ANS fosse excluído dos convênios. A CAMED afirmou que investigará as situações, embora nem sempre seja possível impor que laboratórios abram mão de exames não contemplados.

  • Cobranças indevidas e ressarcimentos: foi solicitado mais rigor na prevenção de cobranças extras. A diretoria garantiu que os pedidos de reembolso são atendidos com agilidade.

  • Tratamento para doenças crônicas: demandaram fornecimento para portadores de diabetes tipo I e isenção de coparticipação em casos de doenças graves. A CAMED explicou que essas mudanças exigem revisão no modelo de custeio e amparo estatutário.



Durante o encontro, Robson Luís destacou a importância de os bancos contribuírem com pelo menos 70 % do custeio do plano, conforme a CGPAR 52, objetivo que pode ser alcançado com estudos de impacto financeiro e negociação durante a Campanha Nacional dos Bancários de 2026.


O próximo passo será a organização de um calendário de reuniões periódicas entre a CNFBNB e a CAMED, visando aprofundar os debates e dar seguimento às melhorias reivindicadas.


Estiveram presentes pelo lado da CAMED: Agenor Trindade (presidente), Emanuella Faheina (diretora de Promoção e Assistência à Saúde) e Mário Hermógenes (diretor Administrativo e Financeiro). Já pela Comissão participaram Robson Luís (Coordenador), Lusemir Carvalho (Piauí), Océlio Silveira (Ceará), Fábio Sankley (Paraíba) e Fernando Antônio (Pernambuco).


Confira o resumo abaixo, das propostas:


ree

 
 
 

Comentários


wix-icones.png

@sindibancariosba

Ativo 1.png
whatsapp-logo-2022.png
bottom of page