Contraf‑CUT capacita novos dirigentes sindicais na Bahia em curso prático
- pixealagencia
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Módulo realizado em julho fortalece lideranças dos sindicatos de Salvador, Jacobina e Extremo Sul da Bahia

Nos dias 4 e 5 de julho, a Bahia sediou o segundo módulo do Curso de Formação para Novos Dirigentes Sindicais promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf‑CUT). O encontro ocorreu no auditório do Sindiquímica/BA, em Salvador, e reuniu dirigentes dos sindicatos de Salvador, Jacobina e do Extremo Sul da Bahia.
A iniciativa integra o Programa Nacional de Formação da Contraf‑CUT, que vem sendo desenvolvido em diversas regiões do país com o objetivo de fortalecer a atuação das novas lideranças sindicais diante dos desafios contemporâneos da categoria bancária.
Conteúdo e metodologia
Durante o módulo, foram abordados temas cruciais para o fortalecimento do movimento trabalhista, como:
História da organização da classe trabalhadora e a luta pela democratização do Brasil;
Impactos do neoliberalismo, privatizações e o papel dos bancos públicos;
Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e estratégias para reconquista e ampliação de direitos;
Desafios atuais do mundo do trabalho, empregos, demissões e atuação do Comando Nacional dos Bancários;
Questões práticas sobre eleições sindicais e representação dos trabalhadores do setor financeiro.
A formação foi conduzida por José Luís Vasquinho Paredes, historiador e assessor da Contraf‑CUT com mais de 25 anos de experiência, que destacou a importância de uma atuação sindical consciente e eficaz, com base na memória histórica da luta dos trabalhadores.
Participação institucional
A presidenta da CUT Bahia, Leninha Valente, e a tesoureira, Cristina Brito, marcaram presença no evento, reforçando a relevância da formação para a renovação de lideranças. Segundo Leninha, “este curso é ferramenta essencial para resgatar a trajetória de luta da classe trabalhadora e preparar nossos dirigentes para enfrentar o atual contexto político e institucional”.
Renovação e capilaridade sindical
Adotando uma metodologia descentralizada, a Contraf‑CUT vem realizando cursos diretamente nas bases — estratégia também aplicada em estados como Paraná e Rondônia —, permitindo a formação de dirigentes que não estão liberados e aprofundando o intercâmbio de experiências.
A realização do módulo na Bahia reforça o compromisso da Base do Extremo Sul da Bahia e da Contraf/CUT com a renovação das lideranças, a formação política dos trabalhadores e o fortalecimento da representação sindical no setor financeiro.





.png)




Comentários