top of page

Demissões no Itaú: banco tem 48 horas para apresentar nova proposta de acordo

  • pixealagencia
  • 2 de out.
  • 2 min de leitura

Sindicato exige reparação, transparência e negociação digna para os demitidos — audiência de mediação foi marcada para sexta-feira


Imagem: Contraf/CUT
Imagem: Contraf/CUT

Após mais de mil desligamentos realizados pelo Itaú em 8 de setembro — muitos deles atingindo trabalhadores da base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região — não houve consenso na audiência de mediação realizada na noite de 1º de outubro. O mediador, então, deu prazo de 48 horas para que o banco apresente uma nova proposta, sob pena de medidas jurídicas adicionais.


A próxima audiência de mediação foi marcada para sexta-feira (3), às 18h. Representantes sindicais e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf‑CUT) estarão presentes, cobrando que a negociação seja justa e que os direitos dos demitidos sejam devidamente reconhecidos.


Para Vinícius Assumpção, vice‑presidente da Contraf‑CUT, “a defesa do emprego e o respeito aos direitos dos trabalhadores são imperativos inegociáveis”. Ele pede que os trabalhadores fiquem atentos aos canais oficiais dos sindicatos para novas orientações e participem das plenárias convocadas.


Já Neiva Ribeiro, presidenta do Seeb/SP e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, destacou que houve várias mobilizações — plenárias, atos e paralisações — em busca de diálogo com o banco. Ela enfatizou que a situação extrapola impasses pontuais, pois envolve direitos que antecipam decisões para todo o setor bancário:


“Os trabalhadores foram demitidos sem chance de defesa, muitos foram rotulados como improdutivos. O banco precisa reparar esse dano.”


Valeska Pincovai, coordenadora da COE Itaú, acrescentou que esse caso é vital para o futuro do teletrabalho, do monitoramento, da proteção da privacidade (como a Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD) e para que as entidades sindicais sigam tendo voz nas negociações do setor bancário

 
 
 

Comentários


wix-icones.png

@sindibancariosba

Ativo 1.png
whatsapp-logo-2022.png
bottom of page