O Sindicato dos Bancários vem alertar os colegas e as colegas para ficarem atentos aos contatos com o público em geral, e seus familiares, visto que está acontecendo um crescimento do número de casos de tuberculose no Extremo Sul da Bahia.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório (pessoa com tosse por três semanas ou mais) seja investigado para suspeita de tuberculose.
Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: Febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço e fadiga.
A transmissão da tuberculose é de forma aérea, ocorrendo a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, seja durante a fala, ou por espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea). São lançadas no ar partículas, em forma de aerossóis, que contêm os bacilos.
O bacilo é sensível à luz solar, e a circulação de ar possibilita a dispersão de partículas infectantes. Com isso, ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão.
Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados os exames bacteriológicos, como a baciloscopia, o teste rápido molecular e a cultura para microbactéria. Também são utilizados exames por imagem (exames complementares), a exemplo da radiografia de tórax.
O tratamento da tuberculose dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), e deve ser realizado preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado.
A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG, ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina BCG protege das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea, e está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.
Outra maneira de prevenção da doença é a avaliação de contatos de pessoas com tuberculose, bem como manter ambientes bem ventilados e com entrada da luz solar.
Fonte: SESAB Bahia e edição da Secretaria de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia.
Comments