Movimento sindical exige compromisso dos bancos com saúde mental dos trabalhadores
- pixealagencia
- 1 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Comando Nacional cobra participação ativa dos bancários na implementação das NRs 1 e 17.

Nesta segunda-feira (30), em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários se reuniu com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para reforçar a urgência de ações concretas voltadas à saúde mental dos bancários e a correta aplicação das Normas Regulamentadoras NR‑1 e NR‑17 .
Como parte do encontro, o movimento sindical entregou às instituições financeiras o texto final da cartilha de orientação para trabalhadores afastados por questões de saúde. Segundo Mauro Sales, secretário de Saúde da Contraf‑CUT, o material detalha quais doenças são mais frequentes na categoria, as responsabilidades dos bancos, os caminhos para buscar apoio e os procedimentos adequados para afastamento .
Em abril, os bancos haviam se comprometido a elaborar outra cartilha, focada em assédio moral e identificação de ambientes tóxicos de trabalho. No entanto, a Fenaban informou que ainda não conseguiu concluir o material. A expectativa é que ele seja apresentado em breve durante a negociação nacional da Saúde Bancária .
O Comando Nacional enfatizou que a efetiva implementação das NRs 1 e 17 dependerá da participação ativa e organizada dos trabalhadores. “Sem o envolvimento dos bancários, nenhum programa de gerenciamento de riscos psicossociais será realmente eficaz”, afirmou Mauro Sales .
Os principais pontos exigidos pelos sindicatos incluem:
Inclusão efetiva dos bancários nos processos de análise e decisão relacionados às NRs 1 e 17.
Garantia de transparência sobre os instrumentos utilizados pelos bancos para identificar riscos psicossociais.
Implementação de medidas preventivas e ações estruturadas com base em dados concretos.
Proteção aos trabalhadores afastados, sem prejuízos salariais ou de carreira.
O SindiBancarios do Extremo Sul da Bahia reforça que está mobilizada e acompanhará a evolução das cartilhas e das ações para prevenção do adoecimento mental. A entidade estabelece como prioridade a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e a valorização do bem-estar da categoria.





.png)




Comentários