Santander demite colega em tratamento de saúde, sobrecarrega funcionários e precariza atendimento

O Banco Santander na unidade de Eunápolis demitiu, na quinta-feira de 1° de junho, um funcionário que está em processo de tratamento de saúde. O nosso sindicato, ao tomar conhecimento da situação, logo apresentou reclamação e pedido de anulação do ato demissório através da nossa diretora Joelma Souza.

Procurada pela diretora do nosso sindicato, a gerente regional Jacqueline de Lima Almeida, comunicou motivos de ordem comportamental, alegando que o Banco Santander prioriza o humano no ambiente de trabalho. Na avaliação da nossa dirigente sindical Joelma, “tal argumento é contraditório dado o estado de saúde do funcionário, bem como a precariedade no atendimento, visto que agência conta hoje com um déficit de três funcionários da área gerencial, comprometendo o atendimento à população, e sem previsão de reposição do quadro, visto que a mesma gerente informa a dificuldade de encontrar profissionais capacitados para o setor”.

Até o presente momento, não houve recomposição do quadro gerencial, conforme o que o sindicato apurou. Inclusive, o PAB da Prefeitura que atende aos servidores públicos, em cumprimento do convênio da folha de pagamento, encontra-se fechado desde o dia 1º de junho de 2023, e o prazo estabelecido pelo Santander para reabertura do posto, conforme comunicado lá existente, não foi cumprido.

Procurada novamente pela nossa diretoria, nas pessoas de Moisés Araújo, Leila Ramos e Joelma Souza, a gerente regional Jacqueline informou que o PAB voltará a funcionar no dia 1º de julho de 2023, e demais cargos deficitários em 1º de agosto, permanecendo assim o descaso tanto com a população, quanto com os bancários do Santander por conta da sobrecarga de trabalho.

O sindicato tomou as devidas providências de assistência jurídica e sindical para reparar a injustiça praticada pelo banco, caso o Santander persista em não readmitir o colega e permitir que o mesmo tenha seu direito de tratamento de saúde com a segurança do contrato de trabalho restabelecido.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia.