Bradesco: Bancários, não deixe de votar na assembléia on line, até às 18h de hoje, 29/09, link na matéria. participe
- Thomaz Edson A Oliveira
- 29 de ago.
- 2 min de leitura

Colegas do Bradesco,
O Programa de Participação nos Resultados (PPR) – foi um dos pontos de negociação com o Bradesco.
A criação de um acordo específico para o Programa de Participação nos Resultados (PPR), batizado de Supera. Até então, o Bradesco trabalhava apenas com a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Posteriormente, sem negociação com o movimento sindical, o banco criou o Prêmio por Desempenho Extraordinário (PDE), voltado exclusivamente para a área comercial. Desde então, os dirigentes sindicais reivindicam a ampliação do benefício para todos os funcionários e sem descontos sobre a PLR.
A coordenadora da COE Bradesco, Erica de Oliveira, lembra que a contratação da remuneração total dos bancários do Bradesco é reivindicação muito antiga do movimento sindical. “Está na nossa minuta de reivindicação específica faz bastante tempo. Aderir a esse acordo de PPR é o primeiro passo nessa direção. Temos muitos pontos a avançar e vamos batalhar pra concluir esse processo, de forma vitoriosa, o mais breve possível.”
A proposta do Supera é estruturada em três ciclos. O primeiro ciclo engloba aproximadamente 65% do quadro de funcionários, cerca de 48 mil pessoas, incluindo:
Rede de agências (Varejo, Prime e Empresas);
Bradesco Financiamentos (área comercial);
Segmento Principal (em expansão);
Bancários do Bradesco Expresso;
Assessores administrativos e comerciais das Gerências Regionais (com exceção dos gerentes regionais).
Serão contemplados os bancários que atingirem 95% dos objetivos estabelecidos, diferentemente do antigo PDE, que premiava apenas a partir de 101%.
No Supera, existe o Programa de Remuneração Bradesco (PRB), um valor mínimo de R$ 1.000, destinado à força de vendas que não bateu as metas ou aos trabalhadores que não são da chamada força de venda, pago no início do ano subsequente. Entretanto, esse valor está atrelado ao atingimento do ROAE de 15,5% em 2025.
O ROAE, ou Return on Average Equity (Retorno sobre o Patrimônio Médio), é um indicador financeiro que mede a rentabilidade de uma empresa, utilizando como base o patrimônio líquido médio durante um determinado período, geralmente um ano fiscal.
O pagamento e a aferição da performance do Supera serão semestrais, ampliando as possibilidades de recebimento mesmo em casos de desempenho abaixo do esperado em determinado período do ano. O início dos demais ciclos será comunicado posteriormente pelo banco.

A proposta será submetida às assembleias dos Sindicatos dia 29/08, pelo sistema VotaBem.

Participe





.png)



Comentários