Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia fortalece lutas nacionais em Brasília-DF.
- pixealagencia
- há 19 horas
- 3 min de leitura

Dirigentes estiveram presentes no Seminário Ampliado do Comando Nacional dos Bancários e na Marcha da Classe Trabalhadora.
Nos dias 28 e 29 de abril de 2025, o Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia esteve presente em dois eventos de grande relevância para a classe trabalhadora, realizados em Brasília: o Seminário Nacional Ampliado do Comando Nacional dos Bancários e a Marcha da Classe Trabalhadora. A participação reafirma o compromisso da entidade com a defesa dos direitos dos bancários e de todos os trabalhadores brasileiros.
Seminário Nacional Ampliado do Comando Nacional dos Bancários
No dia 28, no Teatro dos Bancários de Brasília, ocorreu o Seminário Nacional Ampliado, reunindo representantes sindicais de todo o país. O encontro teve como objetivo debater e fortalecer a pauta dos trabalhadores para a Marcha da Classe Trabalhadora, além de discutir estratégias de mobilização e organização sindical.
Durante o seminário, foi lançada a Consulta Nacional dos Bancários, prevista para iniciar em 15 de maio, visando coletar as principais demandas da categoria para as próximas negociações coletivas. Também foi realizada uma palestra com o auditor fiscal aposentado Paulo Gil, vice-presidente do Instituto Justiça Fiscal, que abordou a proposta de isenção do Imposto de Renda para rendas de até R$ 5 mil mensais e a compensação de arrecadação por meio da tributação dos super-ricos.
Em entrevista, o Coordenador Geral do Extremo Sul da Bahia, Moisés Vital, destacou que “apesar dos bancários e bancárias já usufruirem de uma escala de trabalho mais vantajosa que boa parte dos demais trabalhadores, a luta precisa continuar, pois avançar em direitos é a única saída para a melhoria na qualidade de vida.” Destacou também que a luta não é apenas dos Bancários, mas sim, da classe trabalhadora como um todo.
Marcha da Classe Trabalhadora
No dia 29, milhares de trabalhadores de diversas categorias participaram da Marcha da Classe Trabalhadora, que percorreu a Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. A mobilização, organizada pelas centrais sindicais, teve como principais pautas:
Redução da jornada de trabalho sem redução salarial;
Isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil;
Fim da escala de trabalho 6x1;
Valorização do serviço público e regulamentação da negociação coletiva (Convenção 151 da OIT);
Combate ao racismo e à LGBTQIA+fobia;
Valorização da agricultura familiar e igualdade salarial entre homens e mulheres.
Ao final da marcha, a pauta unificada da classe trabalhadora foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e aos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Compromisso com a luta
Ao final da entrega do documento, e em coro aos anseios da classe trabalhadora, o Secretário Geral Carlos Eduardo Coimbra, ressaltou: “A atualização das pautas da classe trabalhadora, entregue ao Congresso Nacional e ao a presidente Lula fazem parte daquilo que a gente quer para o desenvolvimento do nosso pais e aquilo que a gente precisa para a melhoria de vida da classe trabalhadora.
A participação ativa do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia nesse movimento demonstra o engajamento da entidade na construção de um país mais justo e igualitário, onde os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e ampliados. A luta por melhores condições de trabalho, justiça fiscal e valorização da classe trabalhadora continua sendo uma prioridade para o sindicato.
Confira o vídeo:
Comments