top of page

Sindicato mobiliza bancários em defesa do emprego e contra fechamento de agências do Bradesco

  • há 7 horas
  • 2 min de leitura

Mobilização aconteceu nesta terça-feira (11) em Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas



O Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia participou, nesta terça-feira (11), do Dia Nacional de Luta dos funcionários do Bradesco, com mobilizações nas agências do banco em Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas.


A mobilização faz parte de uma ação nacional da categoria contra as demissões, o fechamento de agências e a redução do quadro de funcionários promovidos pelo Bradesco. Em todo o país, sindicatos realizaram atos para dialogar com trabalhadores, clientes e a população sobre os impactos dessa política.


No Extremo Sul da Bahia, o Sindicato reforçou a defesa dos empregos e de um atendimento bancário de qualidade. Para a entidade, a redução do número de trabalhadores e de unidades sobrecarrega os bancários que permanecem nas agências e prejudica diretamente os clientes, que enfrentam filas, demora no atendimento e redução dos serviços presenciais.


Lucro cresce, mas empregos e agências diminuem


A mobilização ocorre diante de resultados expressivos apresentados pelo Bradesco. No primeiro semestre de 2026, o banco registrou lucro líquido recorrente de R$ 13,861 bilhões, crescimento de 16,2% em relação ao mesmo período de 2025.


Ao mesmo tempo, o Bradesco encerrou o semestre com 79.699 funcionários, sendo 67.954 bancários, após eliminar 2.448 postos de trabalho em 12 meses. Somente no segundo trimestre, foram 868 empregos bancários a menos e 324 agências fechadas em todo o país.

Para o movimento sindical, os números demonstram que não existe justificativa para colocar a conta dos resultados do banco sobre os trabalhadores e a população.


“Os bancos têm lucros cada vez maiores, mas continuam reduzindo empregos e fechando agências. Quem constrói esses resultados são os trabalhadores. Não podemos aceitar que a busca por mais lucro aconteça às custas de empregos, condições de trabalho e qualidade no atendimento”, destaca Gildenê Prates, diretor do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia..


Em defesa dos bancários e da população


A mobilização também integra a Campanha Nacional dos Bancários 2026, que tem entre suas principais reivindicações a preservação dos empregos, melhores condições de trabalho, proteção à saúde, valorização profissional e a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.



O Sindicato reforça que a defesa dos empregos bancários também significa defender a população. Quando uma agência fecha ou uma equipe é reduzida, o impacto ultrapassa os limites do banco: trabalhadores ficam sobrecarregados e clientes passam a contar com menos opções de atendimento.


A mobilização desta terça-feira acontece às vésperas de uma nova rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), marcada para quinta-feira (13). A expectativa da categoria é pela apresentação de uma proposta geral para a renovação da CCT 2026-2028.


O Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia segue mobilizado. Porque defender emprego, direitos e atendimento de qualidade é defender toda a categoria e a sociedade.

Comentários


wix-icones.png

@sindibancariosba

Ativo 1.png
whatsapp-logo-2022.png
bottom of page