Sindicato participa de mutirão solidário às aldeias em Santa Cruz de Cabrália

Cem cestas básicas foram entregues pelo sindicato às aldeias indígenas Araticum e Mata Medonha, em ação do SOS Cabrália, após fortes chuvas na região.

No último sábado (13), os sindicatos de Porto Seguro e Eunápolis (APLB Porto Seguro, APLB Eunápolis, SINDACSCER, SINSPPOR e Sindibancários Extremo Sul da Bahia) entregaram a doação de cem cestas básicas nas aldeias indígenas de Araticum e Mata Medonha, nas proximidades do distrito de Santo Antônio, em Santa Cruz de Cabrália (BA).

A ação solidária teve início durante as comemorações e manifestações pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora na região, onde foram recolhidos alimentos para as famílias afetadas pelas fortes chuvas no município, sendo entregues às aldeias neste final de semana.

As aldeias ficaram isoladas por mais de dez dias após serem atingidas por uma forte precipitação pluviométrica, que ocorreu entre os dias 21 e 22 de abril de 2023 - assim que se encerraram os XVI Jogos Indígenas Pataxó – quando choveu cerca de 400 milímetros num período de 12 horas. À época, Cabrália ficou coberta tanto pelas águas do rio quanto do mar, formando um cenário de destruição. A chuva causou diversos pontos de alagamento, sendo necessária a retirada de famílias inteiras do local.

ALDEIA ARATICUM

O acesso à aldeia Araticum ainda está bem difícil, tendo mais de dois quilômetros de estradas alagadas, com crateras do tamanho de um carro. Lá vivem 40 famílias cuja maioria sobrevive do plantio de alimentos, venda de artesanatos, e prestação de serviços no distrito, funções que ficaram comprometidas devido à falta de estrutura das estradas após as chuvas. Em Araticum, fomos recebidos pelo Cacique Ailton, que agradeceu pela nossa presença e pelas doações feitas à sua comunidade.

ALDEIA MATA MEDONHA

Logo em seguida, partimos para a aldeia Mata Medonha, onde o acesso também está bem difícil, sendo 13 quilômetros de estrada de chão, repleto de buracos e lama. Todas as 130 famílias que lá vivem foram afetadas pelas chuvas. A aldeia se localiza em uma ilha cercada pelos afluentes do rio Santo Antônio, onde a cheia fez o rio subir mais de dois metros. Devido às fortes chuvas, muitas famílias de lá perderam todo o seu plantio, e ficaram impossibilitadas de sair da aldeia para vender seus artesanatos e para trabalhar no distrito de Santo Antônio.

Em Mata Medonha, fomos recebidos com muita atenção por Pehitxoy (Ernande), liderança jovem da aldeia, e pelo cacique Timbó (José). Ficamos impressionados com a exuberância da natureza de Mata Medonha.

Participaram das atividades nossos diretores Fabiano Matias, João Bourgalber, Moisés Araújo e Leila Ramos.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Sindibancários Extremo Sul da Bahia.