Trabalhadores da Caixa rejeitam aumento nas mensalidades do Saúde Caixa
- pixealagencia
- 21 de mai.
- 2 min de leitura
Mobilização nacional pressiona por reajuste zero e fim do teto de custeio imposto pela empresa

Empregados da Caixa Econômica Federal em todo o país manifestaram-se contra a possibilidade de novos reajustes nas mensalidades do Saúde Caixa, plano de saúde dos trabalhadores do banco. A mobilização ocorreu em diversas agências e departamentos, evidenciando a insatisfação com a atual política de custeio do plano.
Felipe Pacheco, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, destacou que os relatórios da gestão atual preveem aumentos nas mensalidades, o que motivou a antecipação das negociações. “Queremos deixar claro para a Caixa que os empregados não suportam mais aumentos nos valores que pagam pelo plano de saúde”, afirmou.
Atualmente, os trabalhadores já contribuem com um percentual superior aos 30% estabelecidos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A permanência do teto de 6,5% da folha de pagamento para a contribuição da empresa, aliado ao aumento dos custos médicos, tem agravado a situação. A CGPAR 52 permite que a Caixa arque com até 70% dos custos do plano, conforme previsto no ACT, e essa é a reivindicação dos empregados.
Leonardo Quadros, diretor de Saúde e Previdência da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e coordenador do Grupo de Trabalho do Saúde Caixa, ressaltou a importância da mobilização. “A preocupação é com a sustentabilidade do plano, que pode ser gravemente comprometida se a Caixa não assumir sua responsabilidade de arcar com a proporção contributiva de 70% das despesas. Atualmente, o banco congelou sua participação no custeio e quer empurrar integralmente aos empregados todo aumento nas despesas do plano”, alertou.
O Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia apoia a mobilização nacional e reforça a necessidade de diálogo com a direção da Caixa para garantir a manutenção do Saúde Caixa como um benefício acessível e sustentável para todos os empregados.





.png)




Comentários