Bancários do Extremo Sul elegem delegação para o Congresso da FEEB BA/SE

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira (26/11), através da plataforma Zoom, com início as 19 horas, o Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia – SINDIBANCÁRIOS, reuniu a categoria da região para debater acerca do atual cenário político e econômico, além de fazer uma reflexão sobre os desafios que estão colocados para os bancários e bancárias. Na ocasião, foram eleitos 05 delegados e delegadas para participarem do 15° Congresso Ordinário da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe – FEEB, que será realizado virtualmente no dia 12 de dezembro de 2020. O encontro da Federação vai reunir delegados de dos dois estados citados para debater sobre conjuntura socioeconômica e política, aprovar resoluções de lutas e eleger a nova diretoria da FEEB para o mandato 2020-2024. João Climário Vargens, diretor do SINDIBANCÁRIOS e da CUT/BAHIA, apontou que “existe a necessidade dos trabalhadores e trabalhadoras se organizarem para derrotar o fascismo que se avolumou nos últimos anos”. Além disso, o dirigente sindical falou sobre a restruturação dos bancos durante o período pandêmico (que segue demitindo), o alto índice de desemprego e o êxito de candidaturas oligárquicas na região. Após as contribuições dos presentes, foram destacadas as pautas que serão levadas para os debates no Congresso da FEEB: Defesa dos bancos públicos; defesa do emprego; contra as demissões; contra o assédio moral e o fortalecimento dos protocolos contra a Covid-19 nas agências bancárias. A assembleia também aprovou a Nota de Repúdio contra o desrespeito praticado pelo jornal ATarde no dia 25/11 contra os bancários da Caixa Econômica Federal – CEF. Por fim, foi eleita a delegação por votação unânime, sendo: Moisés Araújo e Leila Ramos do Bradesco de Porto Seguro; Adilson Ferreira de Souza do Itaú de Porto Seguro; Joelma Silva do Bradesco de Eunápolis e João Bourgalber do Banco do Brasil também de Porto Seguro.