Definidos os eixos temáticos para debates nas Conferências Regionais e Estaduais
- pixealagencia
- 14 de jun.
- 2 min de leitura
Oito temas centrais pautarão as discussões, impulsionando a construção da 27ª Conferência Nacional dos Bancários em 2025

Estão em andamento as Conferências Regionais e Estaduais preparatórias para a 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto. Essas etapas, abrangendo 11 federações representadas pelo Comando Nacional dos Bancários, reúnem bancários e representantes sindicais de norte a sul do país para alinhar as principais demandas e estratégias da categoria .
Embora 2025 não seja ano de campanha salarial, os encontros são considerados fundamentais para fortalecer o movimento sindical e embasar as negociações com os bancos. Como explica a presidenta da Contraf‑CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, essas conferências são “espaços de debate que fundamentam as pautas da categoria e mobilizam a base para a construção coletiva de direitos históricos e novos avanços” .
Foram definidos oito eixos temáticos que nortearão os debates:
Avanços tecnológicos no setor financeiro
Regulação do Sistema Financeiro Nacional
Novas formas de mobilização sindical
Inclusão e diversidade na força de trabalho
Saúde e condições de trabalho
Assédio moral e metas abusivas
Sustentabilidade dos planos de saúde e previdência
Educação e formação política dos bancários
A relevância desses temas se reflete na necessidade de atualização frente às transformações do setor financeiro, garantindo que as reivindicações da categoria sejam legitimadas por dados reais e exemplos coletados regionalmente. As propostas oriundas dessas conferências subsidiarão diretamente o debate na etapa nacional.
A agenda completa das conferências estaduais, iniciada em maio pelo Rio de Janeiro, é disponibilizada nos sites das federações e do Comando Nacional. A participação ativa de bancários(as) em cada uma delas é essencial para construir uma pauta ampla, representativa e comprometida com a defesa dos direitos e conquistas da categoria.





.png)




Comentários